
Já foi dito que o habito alimentar do brasileiro é um dos melhores do mundo, pois integra um cereal (arroz) com uma leguminosa (feijão), que junto com um bife e salada proporcionam o corretto mix de carboidratos, proteinas, sais minerais e vitaminas. O habito do brasileiro de repetir quase todos os dias esta mesma dieta, proporciona também um fator de segurança contra eventuais carencias que uma dieta mais diferenciada e menos regular poderia acarretar.
Sabemos das qualidades proteicas do feijão, e das qualidades energeticas do arroz.
No entanto, esta qualidade alimentar poderia ser otimizada com um simples NOVO HABITO: deixar de lado o arroz branco, que só tem a energia do carboidrato, passando a substitui-lo pelo arroz integral, que além do carboidrato possui todas as proteinas, sais minerais, amino-acidos da casca do arroz.
Seria muito importante e necessario que nossos governantes e legisladores encomendassem um estudo, finalizando uma campanha educativa, esclarecendo a população das vantagens do arroz integral, assim como deveria-se induzir o mercado a oferecer o arroz integral ao mesmo preço do arroz branco.